Terapia anticâncer aguarda autorização oficial para ser implementada no Brasil

Terapia anticâncer aguarda autorização oficial para ser implementada no Brasil

Terapia celular voltada para o combate ao câncer: eis a mais nova alternativa da Medicina para o tratamento da doença que, anualmente, mata milhões ao redor do planeta. 

E se você pensa que estamos falando de recurso disponível em lugar distante da nossa realidade, em país de primeiro mundo, se engana redondamente. Os testes com terapia celular em casos de linfoma do tipo não-Hodgkin têm sido feitos aqui mesmo, no Brasil, mais especificamente no Centro de Terapia Celular do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (CTC-Fapesp-USP).

Bacana, não?

Pois é, e para você entender como funciona o tratamento, vamos te contar que a terapia – personalizada – é desenvolvida a partir das células de defesa do próprio paciente.

Claro que o método já vem sendo usado, há algum tempo, com sucesso, nos EUA e na Europa, mas, agora, chegou ao Brasil.

A técnica usada por aqui é 100% nacional e pode, em um futuro próximo, ser oferecida – gratuitamente – pelo SUS.

Pois é, mas o caminho a ser percorrido até que a técnica seja aprovada, oficialmente – não nos iludamos – é longo. 

O hematologista Dimas Tadeu Covas, coordenador do CTC (e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia) revela uma ambiguidade de sentimentos diante da novidade em termos de tratamento. Ele se mostra otimista em relação aos resultados, mas revela apreensão por conta da possível demora na aprovação da referida terapêutica no Brasil. 

“Quando abrimos a porta da esperança, não tem como fechar”, disse o médico. “Porém, precisamos acelerar os processos. É estratégico para o País olhar para este cenário e tomar uma decisão: vamos transformar em produto, começar um estudo clínico, combinar com as agências reguladoras”, completou.

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, engrossamos a torcida para que o tratamento em questão seja aprovado – oficialmente – o quanto antes e que, por meio dele, muitos brasileiros fiquem livres do câncer.


[Fonte: Estadao.com.br // Saúde]