CHEGOU A HORA DE DAR TCHAU PRO VELHO RG E OI PRA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE!

CHEGOU A HORA DE DAR TCHAU PRO VELHO RG E OI PRA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE!

E aí, galera!  Tá sabendo da novidade? O RG velhinho que a gente tanto usou tá ganhando um upgrade total!

Isso mesmo, o Ministério que cuida de deixar nossa vida mais fácil tá lançando a Nova Carteira de Identidade, que já tá bombando com mais de 3,5 milhões de unidades por aí.

Sobre a Nova Carteira de Identidade: Agora, além de digital, o nosso bom e velho RG vai reunir um montão de documentos num só lugar. Isso mesmo, nada de carregar aquela carteira cheia de cartões e papéis. E o melhor? Todo mundo já pode pegar o seu desde janeiro!

O que tem de bom? Pra começar, a versão impressa da primeira via é na faixa, galera! E pra quem tá se perguntando, sim, tem versão digital também pra facilitar ainda mais a nossa vida.

Como Faz pra Pegar o Seu? Pra emitir a nova versão, você só precisa levar sua certidão de nascimento ou casamento até o posto de emissão. Ah, e depois de pegar a versão física, você pode baixar a digital pelo app, escaneando o QR Code que vem no documento. Tecnologia, né?


Passo a Passo Pra Versão Digital:

• Abre a loja de apps do seu celular;

• Procura pelo app "RG Digital" do seu estado;

• Baixa, abre e clica em "Adicionar RG";

• Dá um scan no QR Code do seu RG físico;

• Faz o reconhecimento facial (sim, tem isso!);

• Cria uma senha pra ver seu documento no app;

• E voilà! Seu RG digital tá pronto pra uso.


Onde Já Tá Rolando? Vários estados já tão nessa vibe, incluindo Acre, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e mais um montão!

O que Vem no Documento? Seu nome (e nome social, se tiver), CPF, data de nascimento, nacionalidade, e até info sobre tipo sanguíneo e doação de órgãos. Tudo num lugar só!


Validade:

• De 0 a 12 anos: vale por 5 anos;

• De 12 a 60 anos: vale por 10 anos;

• Mais de 60 anos: validade eterna, bebê!


Pra Refletir: Essa novidade é um baita passo pra simplificar a burocracia e deixar tudo mais prático. E não se preocupe, seu RG antigo ainda vale até 2032, então sem pressa pra trocar.

E aí, curtiu? Corre lá no posto de emissão mais próximo e entra na era digital com a Nova Carteira de Identidade. E depois, conta pra gente o que achou da novidade!

Até a próxima, pessoal! E lembrem-se: o futuro é digital, mas o presente já tá bem legal com essas mudanças! 


Referência: FDR. Troque seu RG pela nova carteira de identidade: veja onde e como solicitar. Disponível em: https://fdr.com.br/2024/04/11/troque-seu-rg-pela-nova-carteira-de-identidade-veja-onde-e-como-solicitar/. Acesso em: 15 abr. 2024.