Stonehenge: monumento tem a origem de suas pedras revelada pela Ciência

Stonehenge: monumento tem a origem de suas pedras revelada pela Ciência

Muita atenção que o assunto abordado a seguir pode ser questão do Enem, hein? 

Uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances, no último dia 29, revelou a origem das famosas pedras gigantes do monumento Stonehenge.

Há séculos, as referidas rochas de arenito – instaladas no sul da Inglaterra – intrigam historiadores e arqueólogos.

As perguntas mais vigorosas são “como o monumento foi construído?”, “com qual propósito?” e “de onde vieram as rochas de arenito?”.

Bem, pelo menos para a última pergunta já temos resposta. 

David Nash (professor de geografia física da Universidade de Brighton, no Reino Unido) e sua equipe descobriram que as rochas são originárias de West Woods, área localizada a 25 km de distância do monumento (e que está repleta de registros de atividades pré-históricas).

Para chegar a tal resposta, os pesquisadores criaram uma nova técnica de análise. Primeiro, eles usaram equipamentos de raio-x para averiguar a composição (e descobriram que as rochas são compostas por 99% de sílica, mas contêm vestígios de vários outros elementos).

Depois examinaram duas amostras de restauração (datadas de 1958), que contaram com a espectrometria de massa como técnica usada, o que permitiu a detecção de uma maior variedade de elementos. E com maior precisão. 

O resultado obtido foi comparado com 20 possíveis locais que têm sedimentos com a mesma composição e West Woods, no condado de Wiltshire, foi o que melhor se encaixou.

Esta pergunta respondida, ainda restam algumas, que seguem sem esclarecimento.

Uma delas é: como as rochas foram transportadas por terra, visto que a população da época criou um monumento com blocos de arenito (sarsens) que pesam até 30 toneladas?

Outra: qual o significado de Stonehenge?

Não se sabe.

A única certeza é que, visto que o monumento é resultado da convergência de materiais trazidos de lugares diferentes, corroborando as palavras do líder da pesquisa, a sociedade que viveu lá, sem dúvida, era muitíssimo organizada.

Anotou aí? Agora você já sabe então, hein?

Se cair no Enem...arrase na resposta! Estamos torcendo por você!


[Fonte: Revista Galileu]