MEC trabalha pela implantação, até 2022, do diploma digital no Ensino Superior

MEC trabalha pela implantação, até 2022, do diploma digital no Ensino Superior

Quem já se graduou no Ensino Superior, sabe. Quem ainda está em busca dessa etapa, também. 

O diploma é o documento mais desejado desde remotos tempos. Não é à toa que, emoldurado, decora muitas paredes por aí, de muitas gerações. Pois é, o tão desejado “canudo” seguiu com sua aura de objeto do desejo e chegou ao século XXI. Será que seguirá no formato de ornamento passível de enquadramento, admirável nas divisões de cômodos dos ambientes? A resposta, você já deve imaginar, é “não”.

Na esteira da modernidade – a fim de unir legislação educacional e tecnologia - o MEC trabalha para a implementação da certificação digital no Brasil.

Sim, diploma digital! Trata-se não apenas de robusta ferramenta de combate à falsificação (e irregularidades de certificados), como, também, do início de uma verdadeira revolução digital na Educação.

O objetivo maior é modernizar o fluxo processual para emissão e/ou registro de diploma de graduação, o que vai garantir – segundo os envolvidos – integridade e interoperabilidade dos dados. 

No horizonte de etapas transpostas, a adoção da certificação digital intenciona ainda oferecer maior transparência, agilidade e lisura do processo. Significa garantir que Instituições de Ensino Superior (IES) possam, no limite de suas autonomias e da legislação em vigor, economizar no referido processo. É a maximização – resultante de ações eficazes – da utilização de recursos disponíveis.

Vale prestar atenção nisso e torcer muito para dar certo. Em tempos de total necessidade de aprofundamento na conscientização ambiental dispensar emissão e arquivamento de documentos em papel será um ganho e tanto para nossa sociedade.

A Portaria do MEC que discorre sobre o assunto (no.330) foi publicada em 2018. No ano passado houve a regulamentação do tema (Portaria no. 554/2019). Ainda em 2019, uma nota técnica regulamentou padrões de segurança e requisitos de informações.

E agora chegamos a 2020. 

O cronograma oficial traz que o biênio 20/21 será usado para a adoção / implantação de ferramentas e serviços de gestão que garantam a transformação digital. Ao longo deste período caberá, ao MEC, trabalhar pela modernização e desburocratização de emissão / registro de diplomas em formato digital e, às IES, adaptarem-se para a referida implementação. 

Se tudo ocorrer como planejado, em 2022 todas as instituições de ensino superior brasileiras – já devidamente familiarizadas com a novidade – vão trabalhar com diploma digital.

 

[Fonte: Portal MEC]