Petrobras vai produzir biodiesel com o óleo de peixe

Petrobras vai produzir biodiesel com o óleo de peixe

Começa neste mês a produção de biodiesel a partir de óleo de peixe. De acordo com informações da empresa, a produção do biodiesel a partir dessa matéria-prima vai gerar empregos e renda para pelo menos 300 piscicultores familiares e garantir a compra de 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe por mês dos piscicultores cearenses.


O biodiesel será feita produzido pela Petrobras Biocombustíveis na Usina de Quixadá, no Ceará, com base do óleo extraído de vísceras de peixes, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. 
Para essa produção foi firmado contrato de compra com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, em 18 de dezembro de 2014. 
A intenção é de que até o fim do ano, o projeto poderá alcançar metade dos 600 piscicultores familiares que trabalham nos dois maiores açudes da região: o Castanhão, que tem áreas produtivas nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Alto Santo; e o Orós, nos municípios de Orós e Quixelô, ambos na bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe.
A Petrobras acredita que o uso do óleo extraído das vísceras do pescado na produção traz vantagens a ambas as partes.