FGV e Fiocruz lançam sistema de monitoramento de dengue no Rio

FGV e Fiocruz lançam sistema de monitoramento de dengue no Rio

A união entre a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EMAp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ocasionou um sistema de monitoramento em tempo real que vai ajudar no combate à dengue no Rio de Janeiro.


Com o objetivo de integrar informações sobre o risco de transmissão da doença, o Info Dengue permitirá saber quais as zonas mais afetadas da cidade, a fim de agilizar as ações de combate à doença.
O resultado desse projeto será alimentado no sistema que disponibilizará através das próprias secretarias dos municípios em relatórios semanais com números de casos notificados por bairro e índices de infestação, além de indicadores climáticos. Codeço explicou que as redes sociais também ajudarão a obter os dados que vão alimentar o sistema.
O sistema indicará a maior incidência dos casos e mapear as zonas para evitar a propagação da dengue e auxiliar no combate do mosquito. Será disponibilizado por meio de um aplicativo, instalado na web e nas salas de controle das prefeituras, e permitirá o rápido acesso a diagnósticos semanais de situação e prognósticos de curta duração.