Ministro lança consulta pública a novas regras para o Enem

Ministro lança consulta pública a novas regras para o Enem

Foi divulgado nesta sexta-feira (30) que o ministro da Educação, Cid Gomes, colocará em consulta pública, nas próximas semanas, um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


A novidade é que um banco digital de questões e permitiria o agendamento da prova, que passaria a ser on-line. O exame, obrigatório para ingressar em universidades federais, é aplicado simultaneamente, em todo o país, e teve 8,7 milhões de inscritos em 2014.
Para o Ministro, a consulta pública será um "pré-requisito para se pensar em um Enem online,que é ter um grande banco de questões". 
Com o novo sistema, o aluno poderá acessar o banco de dados para estudar e aprimorar os conhecimentos.
O processo seletivo também muda em relação as questões da que seriam sorteadas pelo sistema online.  Com isso as provas on-line seriam exclusivas, compostas por questões do banco e não mais um único modelo como é atualmente. 
O projeto ainda está em análise. Ele foi inspirado nos exames de legislação do Detran, que já podem ser agendados com antecedência, de acordo com a conveniência do aluno. Para dar certo, esclarece Gomes, o ministério designaria os locais de prova para cada estudante.