Pergunta para o Enem: você sabe a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia?

Pergunta para o Enem: você sabe a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia?

E então? Como vai indo esta quarentena aí? Você tem aproveitado o tempo em casa para aprimorar seus conhecimentos?

– Ampliar conhecimentos? Como assim? 

Sim, olha a internet aí para te ajudar a otimizar o período!

Ok, estamos passando por uma situação – digamos – bizarra, inimaginável há algum tempo, maaass, quando tudo isso passar (sim, vai passar), a vida vai voltar ao normal. E o seu compromisso com o avanço nos estudos, com vistas a um bom estabelecimento profissional no futuro, vai continuar.

Dito isso, porque não aproveitar a quarentena para ir adiantando a ampliação de conhecimentos, visando, por exemplo, o Enem no final do ano?

Éééé...tenha o Enem na mira! Olha a oportunidade de estudar para as provas!

Afinal, você tem alguma dúvida de que a pandemia que enfrentamos agora será assunto certo no exame que pode te levar à universidade que você sempre sonhou em frequentar?

Pois é, a partir disso, vamos te perguntar: você sabe a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia?


Vamos lá, resumindo bastante é o seguinte:

- Surto: ocorre quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica (como um bairro);

- Epidemia: acontece quando existe a ocorrência de surtos em várias regiões (quando, por exemplo, diversas cidades declaram epidemia);

- Pandemia: é o pior dos cenários, acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. É o que estamos vivendo atualmente, com o coronavírus;

- Endemia: não está relacionada a uma questão quantitativa. Acontece quandouma doença se manifesta, com frequência, somente em determinada região. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.


Guarde essas informações na cabeça desde já e aproveite para se aprofundar no assunto.

Porque, olha, isso tudo vai passar e, depois que passar, a vida vai continuar. Portanto, você precisa se preparar, desde já, para fazer uma bela pontuação no Enem e garantir sua vaga na universidade.

Bora lá!


[Fonte: www.telessaude.unifesp.br]