Volta às aulas: MEC anuncia diretrizes que vão pautar ensino presencial

Volta às aulas: MEC anuncia diretrizes que vão pautar ensino presencial

E, enfim, parece que a comunidade acadêmica brasileira vai voltar, de fato, às aulas presenciais. O MEC anunciou, no último dia 1°, as diretrizes que vão pautar – como se anda dizendo – o “novo normal” da Educação no Brasil.

Apesar da divulgação do documento, ainda não existe data prevista para o retorno às aulas “in loco” em todo o país. Tais atividades estão suspensas, como sabemos, desde março.

O protocolo com medidas de biossegurança trata de medidas protetivas individuais e coletivas e contempla cenários comuns (como salas de aulas, transporte coletivo e atividades laborais). 

De acordo com levantamento feito pelo MEC, entre as 69 universidades federais, 54 estão com atividades suspensas, 5 com atividades parciais e 10 com atividades remotas.

Mas quais são, afinal, as tais diretrizes?

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, te contamos. 

Entre as novas normas de segurança estão: uso de máscara obrigatório, medição de temperatura no acesso às áreas comuns, disponibilização de álcool em gel, volta ao trabalho de forma escalonada, ventilação do ambiente, possibilidade de trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco, reuniões e eventos à distância, distanciamento de pelo menos 1,5 m, orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios, não compartilhamento de objetos (o que inclui livros e etc) e elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades.

Vejamos como será este “novo normal”, não?


[Fonte: G1 // Educação]