Setembro Amarelo: saiba mais sobre a campanha de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: saiba mais sobre a campanha de prevenção ao suicídio

Mês nove do ano, primavera a caminho, é tempo de Setembro Amarelo.

Mas o que é Setembro Amarelo?

Trata-se de uma campanha que tem por objetivo a prevenção ao suicídio. 

No último dia 10, especificamente, registramos mais um “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.

Será que tal registro é, assim, tão necessário?

Sim! É preciso que todos conheçam este problema e entendam – direitinho – a necessidade de ajudar quem está passando por ele (assim como é fundamental que as pessoas que estão com este tipo de pensamento percebam – o quanto antes – que precisam buscar ajuda). 

Os números de casos de suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes! Dados oficiais dão conta de que o suicídio é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, sendo a segunda em indivíduos que têm entre 15 e 34 anos de idade. No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes por dia por suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada – no Brasil – pela união do Centro de Valorização à Vida (CVV) com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é o de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.

Durante muito tempo, o “tema suicídio” foi tratado como tabu. É por isso que é fundamental que movimentos como o Setembro Amarelo sejam realizados a fim de que – como já dissemos acima – as pessoas entendam a gravidade da situação e, o mais importante, que ela pode ser evitada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Muitas vezes, o simples fato de ter com quem conversar pode mudar, completamente, a situação.

Como parte da campanha de esclarecimento da população, durante todo o mês de setembro são realizadas diversas atividades, como a iluminação de prédios importantes e monumentos com a cor amarela para lembrar o movimento e dar maior visibilidade à causa, palestras, caminhadas e distribuição de folhetos.


[Fonte: www.biologianet.com]