Saiba mais sobre este 9 de outubro, Dia do Atletismo

Saiba mais sobre este 9 de outubro, Dia do Atletismo

Hoje, neste ano tão diferente, celebramos – no Brasil – o Dia do Atletismo.

Eis uma das práticas esportivas mais antigas da Humanidade, conhecida como “esporte-base”, visto que “é feita” dos movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

Pois bem, neste ano tão diferente, nós, brasileiros, não veremos o exemplo mais conhecido do atletismo por aqui: a Corrida de São Silvestre.

Coisas do novo coronavírus e da pandemia da Covid-19.

Quem poderia imaginar que passaríamos algum último dia do ano – desde o primeiro, em 1925 – sem ver atletas do mundo todo disputando cada passada pelas ruas de São Paulo?

É, 2020 vai dar adeus passando longe da rotina. 

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia, mas, no Brasil, as primeiras competições da modalidade só aconteceram em 1910. E a Confederação Brasileira de Atletismo – a responsável pela regulação das normas, provas oficiais e competições desse esporte – só foi criada em 1977.

O esporte composto por provas que testam a resistência física e as habilidades do ser humano é celebrado, no Brasil, neste 9 de outubro, mas não há registro que oficialize esta data no país.


[Fonte: www.calendarr.com]