Sisu 2024 divulga resultado e abre inscrições para lista de espera

Sisu 2024 divulga resultado e abre inscrições para lista de espera

Sisu 2024. Anúncio dos aprovados é feito; saiba como verificar a lista de selecionados

Se o candidato for selecionado na primeira ou segunda opção de curso no Sisu 2024, é necessário realizar a matrícula dentro do prazo determinado, caso contrário, a vaga será perdida.

O Sistema Unificado de Seleção (Sisu) de 2024 revela nesta terça-feira os selecionados para admissão em cursos de Ensino Superior em universidades públicas. O Ministério da Educação também disponibiliza as listas de espera para aqueles que não obtiveram uma vaga na primeira convocação.

Resultado Sisu 2024: como verificar

O resultado pode ser verificado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (veja o passo a passo abaixo). Este ano, o programa disponibiliza 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior participantes.

Como verificar o resultado do Sisu 2024? É necessário acessar a página dedicada ao Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). A partir das 9h, haverá um botão logo abaixo de “Resultado da chamada regular”.

Prouni 2024: saiba como se inscrever, notas de corte, quem tem direito e datas

Se o candidato for selecionado na primeira ou segunda opção de curso, é necessário realizar a matrícula dentro do prazo determinado, caso contrário, a vaga será perdida.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2024?

Os estudantes que ao verificar a lista regular não encontrarem seus nomes entre os selecionados devem se inscrever na lista de espera. Para isso, é necessário clicar no botão logo abaixo de “Prazo para participar da lista de espera”, que deve aparecer junto à divulgação do resultado. Se a dinâmica for a mesma do ano passado, será necessário seguir o passo a passo abaixo.

Este ano, as inscrições na lista de espera serão de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera começa a partir de 16 de fevereiro.

Acesse "https://acessounico.mec.gov.br/sisu” e clique no botão abaixo de “https://acessounico.mec.gov.br/sisu”;

Na próxima página, selecione “Entrar com Gov.br” e faça login com a sua conta do governo;

Após fazer login, clique em “Participar da lista de espera na x opção”. Você pode escolher tanto a sua primeira opção de curso quanto a segunda.

Se mudar de ideia, basta clicar em “Retirar participação da lista de espera”.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu funciona da seguinte maneira: após a primeira convocação, o sistema fornece às instituições uma lista de espera para que possam preencher as vagas que não foram ocupadas na convocação regular da seleção. Geralmente são alunos que desistiram do curso, perderam o prazo ou tiveram problemas e acabaram não realizando a matrícula.

Cronograma Sisu 2024: resultado, matrícula e lista de espera

As convocações começam cerca de uma semana após o término do prazo e terminam quando todas as vagas são preenchidas, o que pode acontecer até depois do início das aulas (geralmente em março).

Nesta etapa, as próprias instituições são as responsáveis pela convocação e pela divulgação dos resultados. Portanto, é responsabilidade dos candidatos se informar sobre o funcionamento da instituição escolhida. Após demonstrar interesse na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe constantemente os resultados da lista de espera do Sisu.

Como saber o resultado da lista de espera?

O site do MEC anunciou que o início da convocação dos candidatos que estão na lista de espera acontece a partir de 16 de fevereiro. Mas para saber se foi selecionado ou não, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.

O mesmo procedimento deve ser realizado com relação à matrícula. O calendário para realizar o registro é fornecido pela própria universidade, assim como a documentação exigida. Portanto, fique atento aos comunicados e prazos da instituição.


Referência: Por O Globo — Rio de Janeiro

30/01/2024