A natureza contribuindo para a saúde humana: resina produzida por árvores é coletada por abelhas e transformada na própolis, poderoso antibiótico natural

A natureza contribuindo para a saúde humana: resina produzida por árvores é coletada por abelhas e transformada na própolis, poderoso antibiótico natural

Você, certamente, já ouviu falar a respeito dos inúmeros benefícios da própolis, certo?

Isso mesmo, dA própolis!

Existem árvores na natureza que produzem um tipo de resina com propriedades – antibacterianas e antifúngicas – que protegem o vegetal do ataque de insetos e fungos.

Muito bem, abelhas coletam esta resina e levam para a colméia, onde o material será misturado à cera e a outras secreções das abelhas.

Estará formada, então, “A” própolis, substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides que revela-se como um poderoso antioxidante.

Inúmeros estudos feitos com a própolis já atestaram sua incrível ação antibacteriana. Por este motivo, ela é considerada como um poderoso antibiótico natural.

A grande vantagem da própolis em relação aos antibióticos comuns é que – ao contrário deles – ela só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando, por exemplo, as da flora intestinal.

A Humanidade já conhece a própolis há tempos. 

Egípcios e gregos usavam como antisséptico e também para embalsamar seus mortos, evitando a decomposição. 

Os Incas a utilizavam para baixar febre.

E legionários do Império Romano curavam suas feridas com a substância.

Pois é. Eis a natureza contribuindo para a saúde humana! 

Atualmente, o produto pode ser encontrado em mercados sob as mais variadas formas. E todas elas fazem bem ao organismo, viu? 


[Fonte: Mundo Educação // Curiosidades]