Confira 5 dicas para correr por aí em total segurança!

Confira 5 dicas para correr por aí em total segurança!

Então quer dizer que você é um (a) corredor (a) bem atuante, já tem boa experiência no esporte feito de passadas coordenadas, em velocidade? Ou não, gosta da ideia de correr, mas ainda não sabe direito como começar?

Seja qual for o grupo que você integra é interessante que fique sabendo que, hoje, a corrida é a atividade física que mais cresce no Brasil.

Por isso, é importante ficar por dentro de algumas orientações básicas que podem ajudar tanto na prática mais eficaz do esporte como na prevenção de lesões.

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, selecionamos algumas dicas de especialistas para te passar, vem ver:

1) Antes de iniciar a corrida, aqueça o corpo.

Tire-o da inércia aos poucos. Comece com uma caminhada, depois acelere os passos e então evolua para o trote (corrida leve).

2) Não corra em jejum.

Pode ocorrer uma hipoglicemia (ou seja, uma diminuição extrema de açúcar no sangue) e, em decorrência disso, fortes enjoos e até um desmaio. O ideal é que, de 30 a 5 minutos antes de iniciar a prática do exercício, você consuma uma fonte de carboidrato leve (uma fruta, uma torrada ou um suco, por exemplo).

3) Ao correr use roupas leves.

O suor deve evaporar para que o corpo se mantenha em uma temperatura aceitável. Roupa pesada demais impede este processo, faz com que a temperatura do corpo fique muito alta podendo, então, provocar hipertermia e desidratação.

4) Dica importantíssima: mantenha-se hidratado (a).

Praticantes de corrida devem ficar muito atentos à hidratação. A recomendação de especialistas é que bebam água ou bebidas isotônicas antes, durante e após as corridas.

5) Por fim...alongue-se!

Mas, atenção, nunca antes da corrida nem imediatamente depois. Reserve de 15 a 20 minutos por dia para alongar o corpo, independente da hora que você estabeleceu para praticar a atividade física. Alongamento antes da corrida não é necessário, o que vale é aquecer o corpo. E alongar depois da corrida pode ser bem perigoso. Motivo? É que com o corpo muito aquecido pode-se – sem perceber – forçar além do limite e terminar por provocar lesões.

Estas são apenas algumas das muitas orientações que especialistas da área cansam de repetir por aí para que corredores possam praticar sua atividade física predileta em segurança.

Com estas que apresentamos, podemos garantir, já é possível correr com total tranquilidade.


Bom treino!


[Fonte: UOL // Viva Bem // Blog Marcio Atalla]