Confira truques que tornam os cálculos matemáticos muito mais fáceis

Confira truques que tornam os cálculos matemáticos muito mais fáceis

Você ficou sabendo de uma charada matemática que, recentemente, chamou muita atenção no Twitter? Tratava-se de uma pergunta simples: “o que acontece na sua cabeça quando você calcula 27 + 48?”.

– Ué...chego a 75! Cadê o problema? – já retrucou você aí, podemos apostar.

Tá, tá, a gente te explica melhor. A tal da conta só “bombou” na rede social porque a proposta, mais do que ver quem chegava ao resultado certo, era avaliar de que forma as pessoas se punham a pensar para chegar à solução do problema, sem recorrer a papel e caneta e muito menos à calculadora.

E o que ficou muito nítido foi que cada um tem uma forma muito própria de fazer uma conta de cabeça.

Todo mundo que já estudou Matemática – ainda que não tivesse / não tenha qualquer tipo de simpatia pela disciplina – sabe que existem truques e macetes para que se possa absorver melhor os conceitos da ciência dos números.

 Esses truques e macetes, quando dominados, promovem aquele peculiar gostinho de vitória quando conseguimos resolver, de cabeça, um cálculo que nos parecia impossível.

Quer ver alguns desses artifícios? Nós separamos para te mostrar...

Por exemplo, como é possível descobrir se um número é múltiplo de três?

Fácil!

Por mais que o número seja gigante é só somar todos os algarismos que o compõem para chegar à resposta desejada. Se o resultado for um número que pode ser dividido por três significa que o número enorme também é.

E para calcular porcentagens quebradas, também de cabeça, hein?

– Afe!

Calma que é fácil também!

Um redator publicitário do Reino Unido revelou um truque bem simples: basta inverter a conta. Quanto é 75% de 4? Inverta e a resposta fica mais fácil: 3. Vejamos se você “pegou” a ideia: quanto é 18% de 50?

E para calcular multiplicações grandes sem precisar usar papel e caneta, hein?

A gente te conta!

A forma mais fácil de chegar ao resultado é dividir o primeiro número por dois e multiplicar o segundo também por dois até chegar a uma conta mais fácil de fazer.

O raciocínio é este aqui, ó: no exemplo 32 x 125 fazendo o que ensinamos acima temos 16 x 250, certo? Seguindo com o truque chegamos em 8 x 500 e, em seguida, a 4 x 1000. Ah, agora ficou mais fácil, hein? 32 x 125 = 4000.

Viu? É simples!


[Fonte: Revista Galileu]