9 de outubro: Dia do Atletismo, prática esportiva das mais antigas do mundo

9 de outubro: Dia do Atletismo, prática esportiva das mais antigas do mundo

Hoje, 9 de outubro, o Brasil celebra uma das práticas esportivas mais antigas do mundo: o Atletismo.

O esporte – que é conhecido por “base” porque reúne os movimentos primários do ser humano (correr, andar, saltar e arremessar) – surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, em torno do ano 776 a.C., na Grécia. 

Composto por uma série de provas que avaliam a resistência física e as habilidades do ser humano, embora seja um dos esportes mais antigos da Humanidade, o Atletismo só teve suas primeiras competições no Brasil em 1910.

E a Confederação Brasileira de Atletismo – que é a responsável por regular normas, provas oficiais e competições deste esporte – só foi criada em 1977.

Embora, hoje – popularmente – os brasileiros celebrem o Dia do Atletismo, não existe um registro oficial da data por aqui. 

Mas, ainda assim, a comemoração se espalha pelos quatro cantos do país, nas escolas, que – tradicionalmente – propõem diversas atividades esportivas para incentivo à prática do Atletismo e ensinam a origem do esporte e de suas modalidades para as crianças.

De certa forma, o Atletismo está bem inserido no cotidiano dos brasileiros, ainda que não se deem conta disso. É que, por aqui, a competição mais famosa do esporte é a tradicional Corrida de São Silvestre, que acontece – todos os anos – na capital de São Paulo, desde 1925.

 

[Fonte: www.calendarr.com]