Pensando no Mestrado em Direito no exterior? Saiba mais sobre essa possibilidade

Pensando no Mestrado em Direito no exterior? Saiba mais sobre essa possibilidade

Será que você está entre os graduados em Direito que planejam fazer Mestrado no exterior? Sim? Não?

Se sua resposta foi afirmativa, nós, do Portal Bolsas de Estudo, trouxemos informações super úteis para te ajudar com seu projeto.

A primeira coisa que você precisa saber é que tal curso – percorrido no exterior – é credenciado, regulado e fiscalizado por órgão do país escolhido e não pelo MEC e pela Capes, que são órgãos brasileiros.

O segundo ponto, importantíssimo, a se destacar diz respeito a uma pergunta que você deve se fazer antes de se lançar no referido empreendimento acadêmico internacional: pensando bem sinceramente, qual país contribuiria com um forte diploma de Mestrado para a sua trajetória profissional? Argentina? Espanha? EUA? Paraguai? Portugal? Uruguai? 

Cursar Mestrado em Direito na América Latina (especialmente, na Argentina, na Universidade de Buenos Aires – UBA) sai bem mais barato do que estudar no Brasil, porém, já tenha ciência: o modelo de ensino é baseado em períodos intensos, com duração curta. Isso significa que você vai estudar – praticamente – dois meses por ano e terá uma janela muito espaçada entre os estudos.

Mas, se o seu destino dos sonhos para o Mestrado diz respeito aos EUA, saiba que, por lá, você poderá escolher entre as modalidades online ou presencial, profissional ou acadêmico e em inglês, espanhol ou português do Brasil. A flexibilidade, como já deu para perceber, é bem grande.

Por fim, temos o Velho Continente...a Europa!

São muitos os brasileiros que optam pelo Mestrado em Direito na Espanha ou em Portugal e uma instituição que tem atraídos muitos de nossos compatriotas para aprofundamento no mundo das leis é a Universidade Nova de Lisboa, na terra de Camões.

É fundamental frisar que, assim como passaporte, Mestrado também tem nacionalidade, ou seja, se você cursá-lo em outro país será considerado (a) Mestre nele, não no Brasil.

Existe, claro, a possibilidade de buscar a revalidação do diploma estrangeiro aqui. Para isso, você precisará providenciar um documento chamado “Reconhecimento de Título”.

E então? Tiramos as suas dúvidas?

Ah! Faltou uma dica, importantíssima! Antes de se aventurar fora do Brasil,  buscando por especialização profissional, levante informações sobre o órgão que credencia a instituição na qual você está considerando estudar. E pesquise tudo o que puder.

Este cuidado simples evita que você caia nas mãos de representantes ou intermediários que acabem com o seu sonho acadêmico tornando-o (a) mais uma vítima do famoso golpe do diploma internacional.

Muita atenção!

Bons estudos!


[Fonte: blog.ambra.education]