Top 10 do ensino superior à distância: saiba quais são os cursos que mais atraem alunos no Brasil

Top 10 do ensino superior à distância: saiba quais são os cursos que mais atraem alunos no Brasil

Você é da área de Pedagogia? Será que você sabe que o referido curso de nível superior é o que mais cresce – na modalidade à distância – no Brasil?

Falando em EAD, o formato cresce por aqui, como um todo, a olhos vistos.

O motivo é um só: a estrutura educacional mencionada revela-se como uma das opções mais interessantes para alunos que não conseguem (ou não querem) estudar seguindo o formato tradicional de curso. 

O número de inscritos em cursos EaD já ultrapassa os 2 milhões, o que significa mais de 24% da quantidade total de estudantes de graduação matriculados.

Interessante, não?

Os dados são do Censo Superior de Educação

O levantamento em questão ainda trouxe que, entre 2017 e 2018, por exemplo, a modalidade EaD foi a responsável pela variação positiva no número de matrículas no Ensino 

Superior. No referido intervalo de tempo, a alta registrada de estudantes matriculados foi de 27,9%. No contraponto, os cursos de nível superior na modalidade presencial apresentaram queda de 3,7%.

Curioso é observar que, ainda assim, mesmo com o crescimento da procura por parte dos estudantes, as instituições de ensino seguem oferecendo quantidade bem menor de vagas para o EAD. A modalidade presencial ainda impera e, atualmente, apenas 10% das graduações são oferecidas no formato à distância.

Mais um registro interessante do censo: aqueles que optam pelo aprimoramento intelectual que não requer deslocamento até uma sala de aula, em geral, escolhem cursos na área de licenciatura.

E como, lá no início, te contamos que o curso de Pedagogia lidera a preferência dos que optam pelo EAD, vamos completar a lista dos dez mais procurados na Educação à Distância. Em segundo lugar vem o curso de Administração, seguido por Ciências Contábeis, Gestão Pessoal / RH, Educação Física, Serviço Social, Educação Física (Licenciatura), Gestão de Negócios, Sistemas de Informação e Gestão Logística. 

Então? Será que é em 2020 que você, finalmente, vai realizar o sonho da qualificação profissional? Tomara!

O EAD está aí para te ajudar. E nós, do Portal Bolsas de Estudo, também!


Feliz Ano Novo! Bons estudos!