Networking: este deve ser o seu primeiro investimento de 2020

Networking: este deve ser o seu primeiro investimento de 2020

Em tempos nos quais ainda é looonga a fila daqueles que buscam por uma recolocação no mercado, cabe registrar que a maioria dos profissionais segue cometendo – hoje – um erro antigo e que pode ser considerado pueril: reativar contatos só depois da perda do emprego.

Nada mais equivocado.

Quando falamos de contatos, claro, não estamos falando das relações amigas, digamos “chapinhas”, que privilegiam os envolvidos. O que abordamos aqui são as ligações embasadas por comprovadas qualificações.

Como elas são necessárias! E ao longo de toda a vida profissional.

É o networking. Saiba: ele deve ser, nesse 2020, seu primeiríssimo investimento.

Vamos falar bem claramente. Ao precisar de alguém para prestar algum serviço, entre um (a) candidato (a) – desconhecido (a) – que tem excelente currículo e outro (a) que, além de ótimas qualificações, foi muito bem recomendado (a) por um (a) conhecido (a), fale a verdade, quem você iria preferir?

Tudo bem, a gente sabe que você pensou alto aí, reclamando: “ah, o bom e velho ‘QI’, o “Quem Indica”.

Ok, mas saiba que é bem mais complexo do que essa reação emocional rasa.

Há que se ter o cuidado de trazer para dentro de uma equipe de trabalho a pessoa adequada, que vai se encaixar anatomicamente às necessidades da empresa naquele momento.

O (A) colaborador (a) errado (a) vai custar à empresa e se não apresentar os resultados esperados será tempo e dinheiro jogados fora. E haja retrabalho para toda a equipe. É preciso ser objetivo (a) e cirúrgico (a) nessas horas.

A partir dessa constatação, quem melhor para trazer a tal pessoa necessária do que os amigos do entorno, aqueles que sabem, exatamente, de qual perfil a companhia está precisando?

Reproduzimos aqui dicas de headhunters para que você seja sempre – independente de estar trabalhando ou não – aquele (a) profissional que é lembrado (e indicado/a) por seus amigos / colegas, quando forem instados a indicar alguém de confiança para determinada vaga.


 Vamos lá, anote aí: 

1) Liste nomes de pessoas que seria importante ter por perto;

2) Aproxime-se de profissionais da sua empresa; 

3) Tenha claro que networking é um compromisso profissional;

4) Não entre em contato apenas quando precisar de algum favor;

5) Crie formas de manter contato.


Viu? Não requer prática nem tampouco habilidade. É fácil! Invista nas boas práticas e faça seu 2020 ser muito mais produtivo dando a devida importância à construção e manutenção da sua rede de contatos.


[Fonte: Exame.com]