Fim de férias: especialistas dão dicas para que os pais ofereçam suporte ideal para a volta às aulas

Fim de férias: especialistas dão dicas para que os pais ofereçam suporte ideal para a volta às aulas

Fevereiro na área...fim de férias!

Dá quase para ouvir a criançada protestando: “Ahhhhh!”. E os pais, exaustos e aliviados, respondendo: “Ééééé!”. Seguido, ainda que mentalmente, de um “Graças a Deus!”.

É hora de retomar a rotina das aulas e de ver, a partir disso, horários de sono e tipo de alimentação sendo alterados.

Não bastasse toda essa alteração, é bem comum que pais e mães tenham de lidar, também, com ansiedade em ebulição.

Ufa, difícil!

Tá...mas, vamos lá. Como regular o sono das crianças, por exemplo, para que elas possam voltar às aulas sem maiores dramas? Pediatras sugerem aos pais que coloquem as crianças para dormir uma hora mais cedo do que elas estavam acostumadas a fazer durante as férias (aqui, cabe sublinhar que crianças devem dormir de oito a nove horas por noite).

Outra recomendação importante: os pais devem, sim, impor regras para o uso do celular na volta às aulas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a 

Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças com menos de dois anos não devem usar telas. De dois a cinco anos, a exposição deve ser de uma hora. E crianças com mais de cinco anos podem ficar até duas horas.

Por fim, com relação à alimentação, nutricionistas dão dicas importantes para que os pais cuidem – bem – desse setor da vida de seus filhos no período de volta à escola. 

Entre elas estão: incentivar a ingestão de água, evitar que os pequenos belisquem na saída do colégio, definir o cardápio junto com as crianças, fazer as refeições em companhia delas e estabelecer horários bem definidos para isso.

Ah, vale registrar que na, na hora de escolher a mochila que vai acondicionar o material, o ideal é optar pelo modelo com rodinhas. Estudos já provaram que crianças não devem carregar nada nas costas. É que a coluna delas ainda está em crescimento e isso pode causar uma deficiência na formação dos ossos.

Tudo anotado aí?

Muito bem, então...que venha a volta às aulas!

Crianças chateadas. Pais “em festa”!


[Fonte: G1 // Bem Estar]