Conheça a origem das palavras “geek” e “nerd”

Conheça a origem das palavras “geek” e “nerd”

Conta aqui para nós, alguém, alguma vez, já te olhou de cima a baixo e depois, com um sorrisinho, disparou um “Você é nerd!”? Já te classificaram como geek?

Uhmmm...tá pensando aí, né?

Bom, se você até assume ser uma pessoa muito dedicada aos estudos, que desempenha atividades intelectuais consideradas muito complexas para sua idade (o/a autêntico/a nerd) ou se é o (a) perfeito geek (uma espécie de tecnonerd, muito interessado/a em tecnologia, ciência e informática), nós podemos apostar que não tem ideia de onde vieram tais termos, acertamos?

Bingo! Então vem cá que nós vamos te contar...

“Geek”, palavra que, atualmente, é usada para descrever alguém muitíssimo estudioso, foi registrada pela primeira vez em 1916. Naquele tempo, a expressão era usada para descrever atrações bizarras de circo, como artistas que comiam insetos vivos. Urghs (que bom que não existia coronavírus naquela época, não?)! Enfim, os referidos espetáculos eram conhecidos como “geek shows” e a palavra específica vem do vocábulo alemão “geck”, usado para falar de alguém bobo ou maluco demais.

Tá, mas...e “nerd”, vem de onde?

A palavra foi usada pela primeira vez em um livro infantil chamado “If I Ran the Zoo”, escrito por Dr. Seuss, em 1950.

Uma das várias teorias que explicam o surgimento da palavra dá conta de que ela teria vindo do uso, nos anos 40, de “nert”, usada para descrever uma pessoa considerada estúpida ou maluca.

Vinte anos se passaram e, nos anos 60, a palavra já era tão, mas tão popular, que “sobreviveu” e continua em nossa verborragia até hoje.

Agora você já conhece a origem das palavrinhas lá do começo, hein?

E então? Aí do outro lado temos um (a) nerd ou um (a) geek?


[Fonte: www.megacurioso.com.br]