ProUni 2021: novidade nas regras

ProUni 2021: novidade nas regras

Vamos conversar sobre o ProUni?

Como você já deve saber, o Programa Universidade Para Todos tem como função viabilizar a jovens e adultos de baixa renda o acesso à universidade e à ascensão profissional.

Com as inscrições para 2021 possíveis apenas pela internet, o sistema do Ministério da Educação reúne instituições privadas de todo o país, que oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em razão das dificuldades decorrentes da COVID-19, no Brasil e no mundo, a edição 2021 do ProUni traz uma novidade: a nota do Enem 2020 não será obrigatória para a inscrição.

Visto que – por conta da pandemia – muitos brasileiros não realizaram o exame ou não conseguiram um bom desempenho na edição 2020, no ENEM 2021 todos os candidatos terão a opção de fazer uso de nota alcançada em edições anteriores (como, por exemplo, as notas das edições 2018, 2019 ou até mesmo a de 2020, se assim desejarem).

Podem se inscrever para o ProUni 2021:

- candidatos que tenham sido alunos de escola pública ao longo de todo o Ensino Médio (aqueles que estudaram em escolas privadas na condição de bolsistas integrais, também têm direito a realizar a inscrição); 

- estudantes portadores de deficiência; 

- professores atuantes na profissão, por meio de magistério, podem concorrer a qualquer vaga com bolsas de estudo desde que seja para cursos de licenciatura.

Os candidatos com melhores classificações são selecionados para preenchimento das vagas oferecidas pelo ProUni e podem concorrer a uma bolsa de estudo de 50% (para pessoas que comprovem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos) ou 100% (para aqueles que tenham renda familiar per capita de até 1 salário mínimo).


[Fonte: fdr.com.br]