Curiosidade inata das crianças melhora o processo de aprendizagem, sabia?

Curiosidade inata das crianças melhora o processo de aprendizagem, sabia?

É tão bonitinho ver uma criança aprendendo as coisas do mundo, não é?

A mola propulsora dos pequenos em direção às descobertas é a curiosidade.

Crianças são curiosas por natureza! Por estarem, a todo tempo, descobrindo o mundo ao seu redor, são – sim – muito questionadoras. Amaaamm saber o porquê de tudo.

Pois saiba que esta curiosidade é fundamental para que o processo de aprendizagem aconteça de forma eficiente, viu?

Sim! Pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA) contou com uma série de experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada.

O resultado da investigação trouxe dois achados importantes e bastante interessantes: a curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem e a torna muito mais satisfatória.

E como estimular a curiosidade das crianças para melhor pavimentar o caminho da aprendizagem? 

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, reunimos algumas dicas de especialistas para te ajudar, vem ver...

A primeira dica é estimular as brincadeiras ao ar livre.  Sim! É que, enquanto brinca livremente, a criança cria, organiza seu mundo, aprende coisas novas e memoriza o que já aprendeu, elabora e ressignifica experiências já vividas.

Além disso, brincar ajuda a desenvolver habilidades psicomotoras e cognitivas, e ainda contribui para a socialização das crianças.

Mais uma dica?

Vamos lá...

Estimule o ato de cozinhar em família. Levando os pequenos a participarem desse momento (lógico que com toda a segurança), você desperta neles o gosto pela culinária, estimula que criem gosto por uma alimentação mais saudável, ensina noções de química, responsabilidade, higiene, cuidado, autonomia e respeito ao próximo. De quebra, ainda compartilha momentos deliciosos e divertidos!

Que tal, hein?

Ponha em prática aí e ajude os pequenos que tiver à sua volta a aprenderem com maior facilidade.

 

[Fonte: Leiturinha]