Clube de Leitura: ferramenta fundamental de contribuição para o aprendizado

Clube de Leitura: ferramenta fundamental de contribuição para o aprendizado

Ah, a leitura! Uma maneira pra lá de gostosa de viajar sem sair do lugar!

Pois é, mas este hábito cultural tem perdido força na sociedade de uns anos para cá.

Para enfrentar essa realidade negativa e restaurar a proximidade dos brasileiros com os livros, o Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC), vinculado ao Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) inaugurou, em 2017, o Clube de Leitura “Gato Preto”.

Tendo por objetivo proporcionar um diálogo construtivo para significar a prática pedagógica (com o uso de plataformas e recursos para, inclusive, lidar com a juventude no âmbito educacional), o Clube foi batizado em homenagem à primeira leitura que contemplou: o conto “Gato Preto”, do livro “Histórias Extraordinárias”, de Edgar Alan Poe.

Por conta da pandemia, desde o ano passado, os encontros presenciais passaram a ocorrer à distância, uma vez por mês. Hoje em dia, ocorrem na última sexta-feira do mês, em dois horários – das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h – via Microsoft Teams, sempre com livros disponíveis para download do Domínio Público. Alguns exemplos de livros são “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas, “Uma Temporada no Inferno”, de Arthur Rimbaud e “Bom Criolo”, de Adolfo Caminha.

Interessante, não? Olha que excelente ferramenta para contribuir com o aprendizado! 

E você, o que está lendo, hein?

Conta aqui para a gente qual o livro do momento aí na sua biblioteca particular...


[Fonte: www.educacao.sp.gov.br]