Hoje o mundo celebra o chocolate!

Hoje o mundo celebra o chocolate!

Ei, chocólatra de plantão...hoje é um dia pra lá de especial!

É que neste 7 de julho celebramos o Dia Mundial do Chocolate!

 A celebração em questão marca a introdução do alimento na gastronomia, ali por volta do século XV, na Europa.

Eis um segmento muitíssimo importante para a economia brasileira, já que – de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) – nosso país ocupa a 5ª posição em volume de vendas de chocolate. A estimativa é a de que, anualmente, o consumo per capita no Brasil seja em torno de 2,6kg.

A verdade é que quando consumido com moderação, o chocolate traz inúmeros benefícios para a saúde. O homenageado do dia é composto por flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e a pressão arterial, além de melhorarem os níveis de colesterol ruim.

Ainda tem poder anti-inflamatório e libera no organismo o hormônio serotonina, neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar.

Tudo de bom, não?

Para encerrar, uma dica bacana: se você busca uma alimentação saudável, quanto maior o teor de cacau no chocolate (70 ou 80%, por exemplo) e – claro – sem a adição de açúcar, melhor.

E não custa lembrar... O cacau conta com antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele e protegem as células sadias do organismo agindo contra os radicais livres.

E então? Bora comemorar este dia tão gostoso? Vai um chocolatinho aí?


[Fonte: www.suldoce.com.br]