ALERTA DE GOLPE: A ARMADILHA DO EXAME ADMISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

ALERTA DE GOLPE: A ARMADILHA DO EXAME ADMISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

E aí, galera! Vamos falar sobre aquele momento de alegria quando a gente finalmente acha que tá entrando num trampo novo, mas que pode virar dor de cabeça se não ficarmos ligados.

Sim, estou falando do famigerado golpe do exame admissional. Bora entender essa treta?

- Golpe do Emprego: Quando o Sonho Vira Pesadelo via SMS 

Tá rolando um golpe que tá pegando muita gente de calça curta. Os malandros se passam por empresas conhecidas e mandam um SMS falando de uma vaga de emprego dos sonhos. Mas ó, spoiler: o final dessa história pode ser um prejuízo no seu bolso.

- Entenda o Golpe: A Isca e o Anzol 

Começa com um SMS todo bonitão, falando que você foi "pré-selecionado" pra uma vaga incrível. Eles te jogam um WhatsApp da "empresa" e, mesmo sem entrevista, dizem que você tá quase lá, só falta um detalhe: pagar o exame admissional. E aí, meu amigo, é onde mora o perigo.

- A Real Oficial: Quem Paga o Pato? 

Saca só: na real, quem tem que arcar com os custos do exame admissional é o empregador, tá na lei, CLT mandou lembranças. Então, se te pedirem grana pra isso, já pode ligar o alerta de cilada.

- Fica Esperto: As Empresas Não Cobram por Isso! 

Infojobs e outras plataformas já falaram: eles não cobram nada por exame admissional. E o WhatsApp, onde rola a conversa com os golpistas, também já deu a letra que não apoia essas paradas erradas.

Como Não Cair na Lábia dos Golpistas 

• Nada de Pagar: Se pedirem grana pelo exame, corre que é cilada.

• Boletim de Ocorrência: Caiu no golpe? Registra um BO online.

• Antivírus Neles: Mantenha seus gadgets protegidos.

• Verifica Tudo: Desconfiou? Dá um Google nas infos do recrutador.

Em um mundo onde os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados, estar bem informado e preparado é a melhor defesa. Para os profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os direitos dos trabalhadores, as melhores práticas de recrutamento e seleção, e como identificar e combater fraudes no mercado de trabalho, o Portal Bolsas de Estudo oferece uma ampla gama de cursos nas áreas de Direito, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

Então é isso, galera. Ficar desempregado já é barra, e cair em golpe só piora a situação. Vamos ficar de olhos bem abertos e compartilhar essas dicas com a galera pra ninguém mais cair nessa. E ó, se ligou em algum trampo e a parada parece suspeita, pesquisa, pergunta, investiga. Melhor prevenir do que remediar, né não? E, falando em prevenir, que tal se especializar ainda mais? Conhecimento nunca é demais e pode te ajudar a identificar essas ciladas de longe. Fica esperto e considera dar um up na carreira com algum curso do Portal Bolsas de Estudo, que te dê ainda mais ferramentas pra encarar o mercado de trabalho. 

Fica esperto! 


Referência: G1. Trabalhadores perdem dinheiro ao cair no golpe do exame admissional: entenda o que diz a lei. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2024/04/09/trabalhadores-perdem-dinheiro-ao-cair-no-golpe-do-exame-admissional-entenda-o-que-diz-a-lei.ghtml. Acesso em: 09 abr. 2024.